Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Golpe do falso empréstimo continua fazendo vítimas

Tenho visto reclamações frequentes em relação a esse tipo de golpe. Cuidados podem evitar que consumidor se torne mais uma vítima dos estelionatários.

há 7 anos

Golpe Do Falso Emprstimo Continua Fazendo Vtimas

Ultimamente tenho recebido perguntas de várias pessoas que receberam ofertas de empréstimos e que acreditam que foram vítimas de um golpe.

A oferta de crédito fácil vem por meio de cartazes colados na parada do ônibus, internet, e-mail ou por telefone. Uma das pessoas que me consultou, que por motivos óbvios irei preservar sua identidade, afirmou:

“Tentei fazer um empréstimo junto com uma amiga e está indo por um caminho que estamos achando que caímos em um golpe. Primeiro falaram que tínhamos que depositar 10% do valor depois que tinha que pagar a taxa de IOF”, conta a mulher, que se tornou mais uma vítima dos estelionatários.

Outra pessoa me afirmou:

“Entrei em contato com uma financeira, e eles pediram que eu depositasse um valor para ter o credito liberado, após ter feito deposito eles não me atendem mais e nem me dão posição alguma.”

A fim de dar uma confiança sobre o que dizem, os criminosos diziam ser advogados. Independentemente de quem seja, a orientação de especialistas é desconfiar sempre. Para começar, empresas sérias geralmente têm uma sede fixa, um endereço conhecido.

Outros cuidados também ajudam a evitar o golpe, como não fazer um depósito inicial ou o pagamento de qualquer garantia. Também é bom evitar empresas desconhecidas. É possível verificar com o Banco Central se a suposta financeira é credenciada ou não.

Recomenda-se jamais fornecer dados como nome completo e CPF quando o consumidor não estiver seguro da veracidade sobre a transação. Eles podem ser usados em outros crimes, tais como abrir crédito, para fazer compras, para dar de garantia de um outro empréstimo, etc.

Quem for vítima de golpes deste tipo deve registrar ocorrência na delegacia. A polícia costuma usar essas informações fornecidas pelos consumidores para rastrear as quadrilhas que cometem esses crimes.

É importante destacar que cair no golpe do empréstimo não é um privilégio de pessoas desavisadas, com pouca instrução ou ingênuas. A vontade de fazer um bom negócio, aliando às dificuldades financeiras, torna muita gente um alvo para os estelionatários.

Muitas pessoas acabam caindo no golpe porque o estelionatário tem uma ótima conversa. Quando a esmola é grande o santo desconfia, já diz o ditado. Se o negócio está muito bom, deve-se abrir o olho porque alguma coisa deve estar muito errada.


Fontes e Informações:

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/golpe-do-falso-emprestimo-continua-fazendo-vitimas-no-rio-grande-do-sul.html

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/golpe-do-falso-emprestimo-faz-vitimas-em-são-paulo/5079960/

http://www.caixa.gov.br/segurança/antigolpes/falsoemprestimo/Paginas/default.aspx

http://www.reclameaqui.com.br/8555914/mastercred/golpe-do-emprestimo/

http://www.reclameaqui.com.br/nnk_vUmysL5_WyLD/hipercredit/emprestimo-falso/

http://www.reclameaqui.com.br/BAxOSwaZRpatSLVd/emprestimo-para-negativado-br/golpe-do-falso-emprestimo-para-negativado/

http://www.reclameaqui.com.br/nRLM2Yfd6-055RQr/multiprimecred/emprestimo-falso/

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações33
  • Seguidores94
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20140
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/golpe-do-falso-emprestimo-continua-fazendo-vitimas/423989454

Informações relacionadas

Alan Churchil Advogado, Advogado
Modeloshá 3 anos

Ação de Restituição de Valores com Pedido de Tutela Antecipada cc Indenização por Danos Morais e Materiais

Rodrigo Costa Advogados, Advogado
Artigoshá 3 anos

Fizeram empréstimo no meu nome. O que devo fazer agora?

Sthefanny Vargas, Advogado
Modeloshá 11 meses

Petição Inicial: Empréstimo Consignado indevido com Liminar de Suspensão de Descontos e Restituição em Dobro e Danos Morais. Idoso X Banco

Susanne Vale Diniz Schaefer, Advogado
Artigoshá 2 anos

Golpe da Falsa Portabilidade/Redução de Empréstimo: O terror dos Funcionários Públicos, Aposentados e Pensionistas

Rafaela Holocheski, Advogado
Modeloshá 2 anos

Ação de indenização por danos materiais e morais - golpe do PIX

49 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Realizei uma busca de empréstimos para negativados onde após alguns cadastros, entraram em contato comigo pelo whatsapp do telefone: 11 97967-7545 com nome de Rafaela Fonseca representando a financeira Credjá, onde solicitam arquivos com dados pessoais, informando aprovação na linha de crédito. Informam quem após envio do contrato, existe um custo de contratação de confissão de dívida, onde alegam que são custos administrativos para autenticar documentos em cartório, minuta, sendo um custo de contratação para liberação de financiamento. Trata-se de fraude, onde colhem os documentos e tentam fazer com que as vítimas depositem quantias sem retorno, me cobraram a quantia de 298,21 reais. Eles se utilizam de uma conta comercial pelo whatsapp. E-mail do fraudador: rafaelafonsecar765@gmail.com. Nenhum telefone disponível da empresa funciona! continuar lendo

preciso de ajuda!!! cai num golpe continuar lendo

infelizmente fui mais uma dívida, quando percebi que era golpe, já tinha perdido o pouco que tinha e na hora quase desmaiei e tive uma parada cardiaca, Irei fazer um B.O registrando toda a minha dor assim que melhorar, não estou bem continuar lendo

* vitima quis dizer, desculpe , estou muito abalado e nervoso continuar lendo

Tbm fui vítima tem 3 dias. Abalou meu emocional, estrutural, família. Somos do bem. Espero que você esteja melhor, vamos superar. Cedo ou tarde esses estelionatários vão pagar pelo oque estão fazendo.

Empresa Fake
Life cred CNPJ 35 000 065/0001-11 continuar lendo

Alguém conhece a empresa década financeira continuar lendo